Iniciação Científica na Escola
(re)pensar a pesquisa e (re)fazer práticas docentes
Palavras-chave:
Pesquisa, Escola, AprendizagemResumo
A pesquisa na escola, tem a perspectiva de ensinar a aprender, criar possibilidades para que o estudante tenha autonomia e autoria na sua aprendizagem. Contudo o ato de pesquisar não é nato, precisa ser aprendido e exercitado, no sentido de promover a investigação a partir da curiosidade vinculado ao contexto de vivência. Bagno (2012) discute a pesquisa na escola e questiona a efetividade e o uso inadequado de atividades de pesquisa simplistas que desconsideram os procedimentos metodológicos para se pesquisar. Em contrapartida, defendemos a necessidade de instigar nos estudantes a capacidade de aprender a aprender, desenvolvendo habilidades processuais para aprender ciência e estratégias que permitam a construção da autonomia e autoria. Acreditamos que por meio da formação de grupos de iniciação científica (IC), é possível desenvolver o interesse pela ciência e a investigação de temas que possibilitem o exercício das práticas científicas a partir de situações cotidianas passíveis de problematização e ricas em significados, que promovam a argumentação e a atitude ativa dos estudantes na busca de soluções que promovam a qualidade do seu contexto de vivência. Neste minicurso pretendemos apresentar como desenvolver a pesquisa na escola por meio de grupos de IC, na perspectiva de Espinoza (2010); Ward et al., (2010); Demo (2011 e 2012); Bagno (2012); Moraes, Galiazzi e Ramos (2012); Sasseron e Machado (2017) entre outros que se fizerem necessários para os diálogos efetivos sobre pesquisa na escola. E nesse movimento de viabilizar IC na escola, propomos uma trilha para sua constituição, que pode assumir trajetos diferentes dependendo da especificidade da escola e dos momentos escolares, sempre objetivando promover práticas investigativas que mobilizem leitura, escrita, problematização, estudo, discussão, argumentação, em um processo reconstrutivo de aprendizagem. Nessa perspectiva o professor é o profissional da aprendizagem, é ele quem gerencia a desconstrução/reconstrução do conhecimento em sala de aula (Demo, 2011). Ainda partilhamos nossa experiência no processo de constituição de grupo de IC em escolas públicas estaduais nos anos de 2020 - 2022, como pressuposto para o projeto intitulado “A promoção de práticas investigativas na escola, valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência”, vinculado ao Programa Ciência na Escola, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entendemos que a promoção de grupo de IC na escola oferece potencialidades na mobilização dos estudantes para o saber pensar, a elaboração, a argumentação com autonomia e a autoria, criando tempos e espaços de pesquisa, constituindo-se como laboratório de aprendizagem. E para os professores possibilidades de (re)pensar a pesquisa e (re)fazer as práticas docentes, num movimento de tornarem-se mediadores e orientadores da pesquisa na escola.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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