Audiência Pública Simulada

Educação Ambiental e a temática do lixo eletrônico em perspectiva multidisciplinar

Autores

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Criticidade, Técnico em informática

Resumo

A modernização das tecnologias, o aumento do consumo de equipamentos eletrônicos, a exploração de recursos naturais e a destinação final inadequada são questões importantes que afetam a vida em sociedade. Pensar uma formação que fomente o exercício da cidadania significa se preocupar com problemas reais, para além da sala de aula. Nesse sentido, objetivou-se desenvolver a consciência crítica dos estudantes quanto as questões ambientais, a partir de uma prática em sala de aula. A estratégia de ensino adotada foi a Audiência Pública Simulada, atividade de encenação conhecida como Role-Play. Dentre os resultados, destaca-se a postura investigativa dos estudantes sobre conceitos e legislação, o pensamento crítico e a argumentação da maioria no momento da encenação. Considera-se que, apesar de não ter mobilizado todos os estudantes, a atividade demonstrou potencial e atendeu as demandas dos documentos educacionais, além de ter aproximado o conhecimento sistematizado da vida fora da escola.

Biografia do Autor

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT-substituto

Licenciado em Química e Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação, em Gestão Escolar e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) e do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A). Atualmente é professor EBTT-substituto de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Pablo Andrei Nogara, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT

Graduado em Química Licenciatura Plena e Bacharel em Química Industrial (2022) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Química Orgânica (2016) e Doutor em Bioquímica (2020), ambos pela UFSM. Professor EBTT do IFSul campus Bagé, lecionando nos cursos técnicos integrados de Informática e Agropecuária, e nos cursos superiores de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. Atua principalmente na compreensão dos mecanismos de inibição enzimática de compostos orgânicos de selênio e mercúrio, no entendimento das interações entre ligantes e receptores do SARS-CoV-2, e no design de novos compostos sintéticos, através do Programa CAPES-EPIDEMIAS (Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias).

Clarissa Ricalde Gervasio, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT

Graduada em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Mestra (2007) e Doutora (2010) em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é docente do Instituto Federal Sul-rio-grandense e atua nas áreas de Reprodução e Fisiologia Vegetal, Sementes e Educação ambiental.

Lisandro Lucas de Lima Moura, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na UFPel, participa do Grupo de Pesquisa Antropoéticas (CNPq), vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/PPGAnt). É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e integra os Grupos de Trabalho da Asociación Latinoamericana de Antropología (ALA) junto aos demais pesquisadores e pesquisadoras do Grupo Antropoéticas (LEPPAIS-UFPel). Professor EBTT de Sociologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Bagé). Desde 2012 atua como agente cultural do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, através do qual desenvolve ações culturais e artísticas na área da produção audiovisual e musical voltadas para a integração cultural binacional entre Brasil e Uruguai. Sua trajetória acadêmica transita pelos campos da Antropologia, da Sociologia e da Educação, cujos estudos e pesquisas versam sobre temas e metodologias antropoéticas transdisciplinares: antropologia da aprendizagem e da educação; tradições populares; candombe afro-uruguaio; etnografias multissensoriais; antropologia da música e do som; etnografias sonoras e visuais; imaginário e educação; perspectivas multiontológicas em educação; ecologia e ontologia da aprendizagem; e performances rituais.

Downloads

Publicado

14-10-2023

Como Citar

de Azambuja Maraschin, A., Nogara, P. A., Ricalde Gervasio, C., & de Lima Moura, L. L. (2023). Audiência Pública Simulada: Educação Ambiental e a temática do lixo eletrônico em perspectiva multidisciplinar. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/264

Edição

Seção

Trabalhos Completos