Articulações entre CTS e Freire na Educação em Ciências
da formação ao reducionismo metodológico
Palavras-chave:
Participação social, currículo temático, interdisciplinaridadeResumo
Reconhecendo a abordagem de temas como possibilidade para uma reorganização curricular, balizada por práticas de ensino contextualizadas e crítico-reflexivas, o presente trabalho apresenta uma revisão sistemática integrativa que se configurou como movimento inicial de uma pesquisa de mestrado. Objetivou-se conhecer algumas produções acadêmicas, do tipo artigo, na área de Educação em Ciências, desenvolvidas no contexto da América Latina e que relacionassem a Educação CTS com pressupostos freireanos. Para tanto, foram analisadas 12 produções, encontradas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Scopus e Web of Science. Os resultados são apresentados a partir de três categorias: (i) formação integral dos sujeitos, (ii) formação de professores; (iii) reducionismo metodológico. Destaca-se como elementos fundamentais encontrados, a necessidade de incentivar a abordagem temática desde os currículos da formação inicial e de que os temas selecionados façam sentido para os estudantes, por meio de um trabalho interdisciplinar, sem ser visto como uma mera metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.