Articulações entre CTS e Freire na Educação em Ciências

da formação ao reducionismo metodológico

Autores

Palavras-chave:

Participação social, currículo temático, interdisciplinaridade

Resumo

Reconhecendo a abordagem de temas como possibilidade para uma reorganização curricular, balizada por práticas de ensino contextualizadas e crítico-reflexivas, o presente trabalho apresenta uma revisão sistemática integrativa que se configurou como movimento inicial de uma pesquisa de mestrado. Objetivou-se conhecer algumas produções acadêmicas, do tipo artigo, na área de Educação em Ciências, desenvolvidas no contexto da América Latina e que relacionassem a Educação CTS com pressupostos freireanos. Para tanto, foram analisadas 12 produções, encontradas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Scopus e Web of Science. Os resultados são apresentados a partir de três categorias: (i) formação integral dos sujeitos, (ii) formação de professores; (iii) reducionismo metodológico. Destaca-se como elementos fundamentais encontrados, a necessidade de incentivar a abordagem temática desde os currículos da formação inicial e de que os temas selecionados façam sentido para os estudantes, por meio de um trabalho interdisciplinar, sem ser visto como uma mera metodologia.

Biografia do Autor

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa/Aluno PPG em Ensino

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (UNIPAMPA), com bolsa FAPERGS/CAPES - Edital 18/2020 de apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados. Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior - UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa/Professora adjunta - curso de Química-Licenciatura

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

de Azambuja Maraschin, A., & Hernandez Lindemann, R. (2022). Articulações entre CTS e Freire na Educação em Ciências: da formação ao reducionismo metodológico. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/32

Edição

Seção

Trabalhos Completos