Temática medicamentos no ensino de Química, análise dos anais do ENEQ de 2004 a 2020

Autores

Palavras-chave:

Medicamentos, Ensino de Química, ENEQ

Resumo

Os medicamentos são substâncias químicas desenvolvidas para tratar doenças. O
presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão sistemática a respeito da abordagam
dos medicamentos nas publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2004 a 2020. A temática é articulada aos conteúdos da Química Orgânica e de acordo com
pesquisadores da área podem motivar os alunos na busca de uma qualidade de vida.
Identificaram-se, neste período, doze trabalhos relacionados aos medicamentos, esse número
pode estar sinalizando por um lado o baixo interesse da área pela temática e por outro o
desconhecimento de seu potencial para a formação de cidadãos mais conscientes sobre sua
saúde, riscos e benefícios dos medicamentos. A grande maioria dos trabalhos é da região
Sudeste, nenhuma Instituição de ensino com seus autores se repete, sendo a Química Orgânica,
base dos fármacos, a que tem maior contribuição.

Biografia do Autor

Renata Hernandez Lindemann, Unipampa

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Cebage Ferreira, M. E., & Hernandez Lindemann, R. (2023). Temática medicamentos no ensino de Química, análise dos anais do ENEQ de 2004 a 2020 . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/364

Edição

Seção

Trabalhos Completos