Alimentos no Ensino de Química: reflexões a partir das publicações da QNEsc de 2014 a 2022.

Autores

Palavras-chave:

Alimentos, Contextualização, QNEsc

Resumo

O estudo dos alimentos engloba diversas áreas, incluindo ciência dos alimentos,
composição, nutrição e segurança alimentar. Este artigo desenvolvido na disciplina de Metodologia
da Pesquisa em Educação Química do curso de Química Licenciatura apresenta uma Revisão
Sistemática de Literatura acerca da temática alimentos no ensino de Química com o objetivo de
analisar como esta temática tem sido apresentada. Foram levantados trabalhos publicados na
Química Nova na Escola, no período de 2014 a 2022, através da busca pelos termos alimentos,
nutrição e comida após confeccionadas planilhas e quadros. Os trabalhos foram selecionados
analisando ainda do que tratavam dentro dessa temática. O tema alimentos mostra-se relevante no
estudo de química, permitindo principalmente a experimentação aplicada em alguns trabalhos e
melhor compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo. Contudo, percebeu-se que são
incipientes os trabalhos que exploram essa temática na sala de aula.

Biografia do Autor

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS.
Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

12-10-2023

Como Citar

Perez, T., & Hernandez Lindemann, R. . (2023). Alimentos no Ensino de Química: reflexões a partir das publicações da QNEsc de 2014 a 2022. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/365

Edição

Seção

Trabalhos Completos