Relato de aprendizagens e desenvolvimento de material didático digital no PIBID

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Relato de experiência

Resumo

A formação docente vai além da sala de aula, envolvendo a perspectiva da educação em sua totalidade, fornecendo ainda compreensão das tendências educacionais mais recentes, uso de recursos e novas abordagens interdisciplinares. A pandemia destacou a necessidade de adaptação ao ambiente virtual, trazendo desafios em relação à atenção e interesse dos estudantes. Este trabalho relata a participação em atividades formativas no PIBID, incluindo a criação de material didático digital e estudo de seu uso na educação atual. O PIBID teve início em novembro de 2022, com uma formação progressiva ao longo dos meses. Começou com uma base teórica e metodológica, seguida por oficinas de treinamento em tecnologias digitais para possibilitar a criação de materiais didáticos digitais e concretos. Tal experiência tornou viável obter visões sobre como conduzir as aulas e incorporar atividades com o suporte de material digital. Isso proporciona mais oportunidades de despertar o interesse dos estudantes no conteúdo, permitindo a visualização de elementos que não seriam acessíveis apenas com o uso do quadro ou livros.

Biografia do Autor

Márcio Marques Martins, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado na UNIPAMPA Campus Bagé, atua na área de Ensino de Química e Físico-Química. Bacharel em Química (UFRGS), Licenciado em Química (ULBRA) e Doutor em Química Teórica (UFRGS). Atua nos cursos de Química Licenciatura, Engenharia Química e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Perez, T., Cebage Ferreira, . M. E., & Marques Martins, M. (2023). Relato de aprendizagens e desenvolvimento de material didático digital no PIBID. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/373

Edição

Seção

Resumos