Uso do aplicativo Photometrix PRO como ferramenta acessível no ensino de Química para análises quantitativas

Autores

  • Vitória Resende Unipampa
  • Thainá Perez
  • Júlia Hamed
  • Rafael Roehrs

Palavras-chave:

Ensino de Química, análises, tecnologia.

Resumo

No ensino de Química, a acessibilidade e a praticidade de ferramentas analíticas são fatores determinantes para o desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula. O uso de tecnologias móveis, como o aplicativo Photometrix, lançado em 2015, permite que estudantes e educadores realizem análises químicas quantitativas por meio de smartphones, possibilitando o ensino de conceitos importantes, como espectrofotometria, de forma prática e inovadora. Este trabalho visa avaliar como o Photometrix pode ser utilizado no contexto educacional, comparando seus resultados com os de um espectrofotômetro tradicional, com foco no ensino de Química. 

O estudo foi baseado na quantificação do corante azul de metileno, amplamente utilizado nas indústrias têxtil e farmacêutica e presente em efluentes industriais. Utilizando a planta Plectranthus neochilus para realizar um experimento de fitorremediação, foram preparadas seis soluções de diferentes concentrações de azul de metileno (entre 1 mg/L e 25 mg/L) para construir uma curva de calibração com o espectrofotômetro e o Photometrix. As amostras foram monitoradas ao longo de nove dias, com análises simultâneas dos dois métodos. O Photometrix foi configurado para capturar imagens com o celular posicionado a 10 cm das amostras, com iluminação controlada por meio do flash e com uma região de interesse de 16x16 pixels. O suporte de MDF garantiu a estabilidade do dispositivo durante as medições. 

Os resultados indicaram que tanto o espectrofotômetro quanto o Photometrix geraram curvas de calibração lineares com alta precisão (R² > 0,99), comprovando a capacidade de ambos em medir corretamente as concentrações de azul de metileno. Embora o espectrofotômetro tenha mostrado uma leve vantagem em termos de sensibilidade, o Photometrix apresentou resultados confiáveis, com pequenas variações no ajuste. Durante o processo de fitorremediação, os dois métodos registraram uma redução consistente da concentração do corante ao longo dos nove dias, validando a eficácia do uso do aplicativo na monitoração desse tipo de experimento. 

A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o Photometrix é uma ferramenta acessível e eficaz para o ensino de Química, especialmente em ambientes educacionais com recursos limitados. Sua capacidade de realizar análises quantitativas comparáveis às de um espectrofotômetro de bancada o torna uma excelente alternativa para aulas experimentais, permitindo que os alunos tenham contato com métodos de análise química utilizando apenas seus smartphones. Assim, o uso do Photometrix pode enriquecer o ensino de Química ao oferecer um método simples e eficiente para a compreensão de conceitos analíticos, como a Lei de Beer-Lambert, e estimular o engajamento dos estudantes em atividades práticas.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Resende, V., Perez, T. ., Hamed, J., & Roehrs, R. . (2024). Uso do aplicativo Photometrix PRO como ferramenta acessível no ensino de Química para análises quantitativas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/595

Edição

Seção

Resumos