Uso do aplicativo Photometrix PRO como ferramenta acessível no ensino de Química para análises quantitativas
Palavras-chave:
Ensino de Química, análises, tecnologia.Resumo
No ensino de Química, a acessibilidade e a praticidade de ferramentas analíticas são fatores determinantes para o desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula. O uso de tecnologias móveis, como o aplicativo Photometrix, lançado em 2015, permite que estudantes e educadores realizem análises químicas quantitativas por meio de smartphones, possibilitando o ensino de conceitos importantes, como espectrofotometria, de forma prática e inovadora. Este trabalho visa avaliar como o Photometrix pode ser utilizado no contexto educacional, comparando seus resultados com os de um espectrofotômetro tradicional, com foco no ensino de Química.
O estudo foi baseado na quantificação do corante azul de metileno, amplamente utilizado nas indústrias têxtil e farmacêutica e presente em efluentes industriais. Utilizando a planta Plectranthus neochilus para realizar um experimento de fitorremediação, foram preparadas seis soluções de diferentes concentrações de azul de metileno (entre 1 mg/L e 25 mg/L) para construir uma curva de calibração com o espectrofotômetro e o Photometrix. As amostras foram monitoradas ao longo de nove dias, com análises simultâneas dos dois métodos. O Photometrix foi configurado para capturar imagens com o celular posicionado a 10 cm das amostras, com iluminação controlada por meio do flash e com uma região de interesse de 16x16 pixels. O suporte de MDF garantiu a estabilidade do dispositivo durante as medições.
Os resultados indicaram que tanto o espectrofotômetro quanto o Photometrix geraram curvas de calibração lineares com alta precisão (R² > 0,99), comprovando a capacidade de ambos em medir corretamente as concentrações de azul de metileno. Embora o espectrofotômetro tenha mostrado uma leve vantagem em termos de sensibilidade, o Photometrix apresentou resultados confiáveis, com pequenas variações no ajuste. Durante o processo de fitorremediação, os dois métodos registraram uma redução consistente da concentração do corante ao longo dos nove dias, validando a eficácia do uso do aplicativo na monitoração desse tipo de experimento.
A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o Photometrix é uma ferramenta acessível e eficaz para o ensino de Química, especialmente em ambientes educacionais com recursos limitados. Sua capacidade de realizar análises quantitativas comparáveis às de um espectrofotômetro de bancada o torna uma excelente alternativa para aulas experimentais, permitindo que os alunos tenham contato com métodos de análise química utilizando apenas seus smartphones. Assim, o uso do Photometrix pode enriquecer o ensino de Química ao oferecer um método simples e eficiente para a compreensão de conceitos analíticos, como a Lei de Beer-Lambert, e estimular o engajamento dos estudantes em atividades práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.