Como pode um Escoteiro utilizar-se da química?
Uma proposta de planejamento “ao ar-livre” de atividade envolvendo química, sobrevivência e meio-ambiente.
Palavras-chave:
Ar-livre, filtração, escotismoResumo
O escotismo é uma forma de educação não-formal, que utiliza um método de ensino por faixas etárias (ramos) e calcado no autodesenvolvimento compatível com a idade cognitiva do jovem. O estágio de desenvolvimento, dentro de cada ramo, é reconhecido por insígnias e distintivos. Aprender a sobreviver em ambiente hostil ou dominar o mundo natural, utilizar e transformar a matéria-prima que advém da natureza, além de reutilizar e reciclar são objetivos comuns à química e ao movimento escoteiro. A atividade sugerida busca o envolvimento dos jovens através de uma operação unitária comum na prática química: a filtração. Sugere-se a utilização de material reciclado (i.e., garrafas PET’s), de forma que possibilite ao escoteiro avançar nos estágios de desenvolvimento individual na conquista de especialidades ou de insígnias, tais como aquela sugerida na iniciativa “Tribo da Terra” do Movimento Escoteiro Mundial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.