Química em Minecraft: Análise do conteúdo didático “As Propriedades da Matéria”

Autores

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Educação Ambiental, Ensino de Química/Ciências, Materiais Didáticos.

Resumo

Utilizou-se como material para fundamentar esta pesquisa uma lição de Química de um jogo digital através dos conceitos de Sondagem e Telescopagem de Johnson (2005), de Ludemas de Pinheiro e Branco (2018) e a classificação de jogos educativos de Cleophas, Cavalcanti e Soares (2018). Como método estipulou uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos anteriores e uma análise de jogo, que se baseia na forma de análise proposta pelos Ludemas, considerando a prática de jogar e suas inferências. Como resultado percebeu-se que mesmo o jogo sendo desenvolvido e disponibilizado por uma grande desenvolvedora, apresenta falta de tutoria orientada para o jogador, limitações em suas representações de química, porém todos esses fatores são superáveis dentro de uma possibilidade de desenho pedagógico que deve ser considerado no momento do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Vitória Caroline Rodrigues, PUCRS

Técnica em Química pela Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (2015) e Graduada em Química pela PUCRS (2022). Por um ano estagiou como auxiliar de ensino nas disciplinas de Análise Química, Química Inorgânica, Corrosão e no laboratório de Análises Ambientais da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Em 2015 estagiou no laboratório de biocombustíveis (CECOM) da UFRGS. De 2015-2020 atuou como técnica em Química na Universidade Feevale, sendo responsável técnica do laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia, trabalhando no controle de qualidade de matérias primas e auxiliando no preparo, organização e acompanhamento das disciplinas práticas dos cursos da saúde. Ao mesmo tempo, foi responsável técnica pela qualidade das águas das piscinas da Universidade. Ainda na Feevale foi, por 3 semestres, monitora da disciplina de Química Experimental. Fez parte do PET- Programa de Educação Tutorial da PUCRS e estágio na FEPAM no laboratório de Análises de Metais em 2020. Em 2021 atuou como Técnica em Química na CORSAN, nos contratos emergenciais da companhia. Foi bolsista IC na PUCRS e Auxiliar de Pesquisa no IPR-PUCRS. Atualmente está atendendo ao PPGEDUCEM Educação em Ciências e Matemática e é Técnica em Química na Universidade Feevale no Laboratório de Estudos Avançados em Materiais.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1999), Mestre em Comunicação Social, também pela PUCRS (2002) com a dissertação "Imagem Analógica, Digital e o Imaginário, e Doutor em Comunicação Social, pela mesma universidade, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Foi Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propagada de 2007 a 2014, é Professor do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS. Articulador do Setor de Economia Criativa, participa de grupos de desenvolvimento de políticas articuladas com o Governo Federal, esteve na Missão Brasil/Espanha/Inglaterra de Produção de Conteúdos Digitais. É sócio-diretor da desenvolvedora de jogos Ludema Game Studio. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: games, comunicação, criação publicitária, ludologia, narrativa e cibercultura. Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Luciano Denardin de Oliveira, PUCRS

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi coordenador do sub-projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUCRS entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências; formação de professores; história, epistemologia e natureza da ciência.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

Rodrigues, V. C., Pereira Pinheiro, C. M. ., & Denardin de Oliveira, L. . (2023). Química em Minecraft: Análise do conteúdo didático “As Propriedades da Matéria” . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/252

Edição

Seção

Trabalhos Completos