O Pibid como espaço para a Formação de professores na profissão e para a profissão

Autores

  • Josiane Ladelfo
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Formação de Professores, identidade docente

Resumo

Este texto apresenta um recorte de pesquisa que fez uma revisão bibliográfica de artigos sobre o Pibid e a formação de professores em Ciências da Natureza. O Pibid é um programa da Capes cujo objetivo é qualificar a formação inicial de professores, inserindo licenciandos no ambiente escolar, promovendo a aproximação entre educação básica e instituições formadoras de professores. Foram selecionados e analisados 27 artigos, seguindo a metodologia da análise textual discursiva. Percebe-se que o Pibid fomenta a formação de professores dentro da profissão, oportunizando aos licenciados uma reflexão sobre a prática conduzindo-o a uma nova concepção de docência. Ao vivenciar a escola, os bolsistas se reconhecem como professores, reformulam suas ideias sobre a docência, refletem sobre a prática de ensino e aprendizagem, o que os leva a formular sua própria concepção sobre a docência, a profissão do professor e desenvolver uma identidade docente.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

Ladelfo , J., Zucolotto , A. M. ., & Maciel Ribeiro, M. E. (2022). O Pibid como espaço para a Formação de professores na profissão e para a profissão. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/157

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)