A proposta da BNCC para a produção de conhecimento na área de Ciências da Natureza

Autores

  • Heidi Fernanda Bertotti UFRGS
  • Josiane Ladelfo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Médio, Conhecimento

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a forma como a BNCC propõe a produção de conhecimento na área de Ciências da Natureza no currículo do Ensino Médio. Para tal, traz um breve histórico sobre a concepção deste documento dentro de um cenário político e de uma reforma impositiva para um Novo Ensino Médio. Analisaram-se as explicações presentes na introdução das competências específicas da área de Ciências da Natureza a partir dos preceitos de Bardin (2006). Intencionou-se dar resposta ao seguinte questionamento: Como a BNCC propõe a produção do conhecimento dentro da área de Ciências da Natureza? Concluiu-se que, embora o documento tenha notas de importância para a produção do conhecimento, a efetiva construção dessa competência fica prejudicada uma vez que não são garantidas as condições necessárias para que esse processo seja iniciado ou então que aconteça de maneira eficaz.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Bertotti, H. F., Ladelfo, J., & Maciel Ribeiro, M. E. (2023). A proposta da BNCC para a produção de conhecimento na área de Ciências da Natureza. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/386

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)