Fomentar o Letramento Científico por meio do Ensino por Investigação

Autores

  • Josiane Ladelfo UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Fermentação, Sequência didática.

Resumo

Desenvolver o Letramento Científico dos estudantes pode ser bastante desafiador. Diante disso, promover metodologias diferenciadas, tal como o ensino investigativo, oportuniza que atitudes de caráter crítico, social, racional e objetivo sejam postas em prática, auxiliando a aprendizagem de conceitos das ciências. Nesse sentido, o processo investigativo deve ser entendido como elemento central na formação dos estudantes. Para tanto, as situações didáticas precisam ser planejadas de modo que possibilitem aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem. A presente proposta tem como objetivo propor uma sequência didática baseada na metodologia pedagógica do ensino por investigação, empregando a fermentação como temática central. Assim, o minicurso irá abordar o conceito de Letramento Científico, bem como compará-lo com outras nomenclaturas utilizadas para a mesma finalidade. Será apresentada uma revisão das diferentes concepções encontradas na literatura, os pressupostos teóricos, os objetivos gerais e possíveis alternativas para a operacionalização do Letramento Científico,  especialmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e desenvolvida para a área de Ciências da Natureza. Em um segundo momento, trabalharemos taxonomia de Bloom, e então o Ensino por Investigação.  Junto aos conceitos, será explanado uma sequência didática sobre Fermentação Alcoólica, organizada em quatro etapas, para exemplificar como organizar um processo de ensino e aprendizagem ancorados nos conceitos apresentados e envolveram: observação,  debates, pesquisas, exemplo da construção coletiva de experimentos, levantamento de hipóteses, exemplo da testagem e relato das hipóteses, e produção textual. Essas etapas da sequência didática serão organizadas conforme a Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo. O minicurso terá uma abordagem dialógica com os cursistas, buscando as trocas de vivências docentes e reflexões dos professores e estudantes de licenciatura acerca do trabalho docente com ensino de Ciências e Química. Para tanto, após a explanação dos conceitos, os participantes serão desafiados (em grupos) a propor uma ideia de sequência didática abrangendo esses conceitos, que iremos debater no grande grupo. A proposta didática promovida por meio do ensino por investigação deverá ter por finalidade o uso de métodos rumo à descoberta de evidências para desenvolver e explicar o conteúdo, contextualizando o conhecimento para despertar o interesse pelo aprender, pois os experimentos estimulam o raciocínio, desenvolvendo o senso crítico e a motivação, promovendo o engajamento e o desejo pelo conhecimento.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Ladelfo, J. (2024). Fomentar o Letramento Científico por meio do Ensino por Investigação. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/336

Edição

Seção

Mini-Cursos