Potencializando o letramento científico

relato de atividades realizadas em propostas de formação continuada na UFS

Autores

  • Heidi Fernanda Bertotti UFRGS
  • Josiane Ladelfo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, experimentação, letramento científico

Resumo

Este trabalho relata um minicurso e uma oficina didática realizados dentro da programação da XIV Escola de Verão em Educação Química (EVEQUIM), promovido pela Universidade Federal do Sergipe (UFS). O EVEQUIM foi realizado de forma on-line entre 20 e 22 de dezembro de 2021 e teve como público alvo professores e licenciandos de Química, além de alunos da Educação Básica. O minicurso teve como objetivo contribuir para a reflexão de professores e estudantes de licenciatura acerca do trabalho docente com ensino de Ciências e Química. A oficina objetivou abordar práticas experimentais para o estudo de macromoléculas. Participaram das propostas aqui relatadas um total de dezoito licenciandos em Química. Entende-se que ao articular debates pelo ponto de vista da prática docente, articulando-a à teoria, contribuiu-se de forma significativa para a formação de alunos de licenciatura.

Downloads

Publicado

13-09-2022

Como Citar

Bertotti, H. F., Ladelfo, J., & Maciel Ribeiro, M. E. . (2022). Potencializando o letramento científico: relato de atividades realizadas em propostas de formação continuada na UFS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/128

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)