A Química nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Autores

  • Bruna Carminatti

Palavras-chave:

Química, Novo Ensino Médio

Resumo

Levando em consideração as mudanças trazidas pela Lei nº 13.415/2017 que alterou a LDB dispondo sobre a configuração do “Novo” Ensino Médio (NEM), far-se-á uma leitura da nova estrutura dessa etapa de ensino, distinguindo a Formação Geral Básica (FGB) – que atende à BNCC e na qual a Química está inserida – dos Itinerários Formativos (IF), que se tratam da parte diversificada do currículo. No estado do Rio Grande do Sul, algumas escolas públicas já vêm implementando o NEM desde 2020 no modelo piloto, mas a partir de 2022 o currículo começou a mudar nas demais escolas gaúchas, para atender os prazos previstos na legislação. O Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio foi elaborado ao longo de 2020 e 2021 por um grupo de redatores vinculados à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) e prevê a organização da FGB em competências e habilidades derivadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como dos IF, propondo novos componentes curriculares para as áreas do conhecimento. A partir de 2023, efetivamente, todas as escolas públicas passarão a ofertar pelo menos um dos IF propostos pelo RCG-EM e isso acarretará diversas mudanças no contexto das escolas. A partir desse minicurso, pretende-se discutir a proposta do NEM, articulando as legislações pertinentes e documentos orientadores vigentes, a fim de conhece-la; dialogar a respeito das perspectivas oferecidas pelo RCG-EM para a Química na FGB; visualizar e vislumbrar possibilidades de trabalho deste componente curricular na estrutura dos IF que envolvem a área das Ciências da Natureza (CNT); e, discutir outros aspectos relevantes das realidades escolares nesse contexto. A discussão perpassará aspectos da construção do currículo e tratará sobre o enfoque dado à Química no processo que culminou na construção dos diferentes IF, apontando possibilidades de trabalho a partir da matriz posta para a rede. Poderão ser feitas conexões com a realidade do ensino médio privado e a formação dos professores em nível superior, de acordo com a interação com os participantes.

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Publicado

04-09-2022

Como Citar

Carminatti, B. (2022). A Química nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/21

Edição

Seção

Mini-Cursos

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