Atitudes de estudantes para a Química
o que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?
Palavras-chave:
BNCC, referencial curricular, Novo Ensino Médio, Ensino de QuímicaResumo
A Educação Básica busca promover a alfabetização científica e atitudes positivas dos estudantes para as Ciências. No contexto brasileiro marcado pela implantação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum, a análise da relação entre teorias psicológicas da atitude e reformas curriculares se faz necessária. Objetivamos analisar as diretrizes curriculares do NEM e da BNCC para a Química relacionando-as às teorias atitudinais. O exame da BNCC evidenciou poucas alusões às atitudes e na seção de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o termo não é mencionado. Resultado idêntico foi observado para a Lei nº 13.415/2017 e para o Guia de Implantação do NEM. Conclui-se que a temática das atitudes para a Química não é contemplada nas diretrizes curriculares brasileiras vigentes. A BNCC e o NEM são políticas curriculares controversas e seus desdobramentos sobre o ensino de Química devem ser acompanhados para garantir aos estudantes uma educação emancipadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.