Atitudes de estudantes para a Química

o que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?

Autores

  • Rafaela Fernanda Pinto CEFET-MG
  • Terezinha Ribeiro Alvim CEFET-MG Belo Horizonte

Palavras-chave:

BNCC, referencial curricular, Novo Ensino Médio, Ensino de Química

Resumo

A Educação Básica busca promover a alfabetização científica e atitudes positivas dos estudantes para as Ciências. No contexto brasileiro marcado pela implantação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum, a análise da relação entre teorias psicológicas da atitude e reformas curriculares se faz necessária. Objetivamos analisar as diretrizes curriculares do NEM e da BNCC para a Química relacionando-as às teorias atitudinais. O exame da BNCC evidenciou poucas alusões às atitudes e na seção de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o termo não é mencionado. Resultado idêntico foi observado para a Lei nº 13.415/2017 e para o Guia de Implantação do NEM. Conclui-se que a temática das atitudes para a Química não é contemplada nas diretrizes curriculares brasileiras vigentes. A BNCC e o NEM são políticas curriculares controversas e seus desdobramentos sobre o ensino de Química devem ser acompanhados para garantir aos estudantes uma educação emancipadora.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Pinto, R. F., & Ribeiro Alvim, T. (2022). Atitudes de estudantes para a Química : o que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/114

Edição

Seção

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