Os Glossários Terminológicos em Química:

a tecnologia assistiva que garante acesso e permanência do estudante surdo

Autores

  • Dra. Terezinha Ribeiro Alvim Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6721-5597
  • Felipe de Castro Teixeira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Gilberto de Lima Goulart
  • Dra. Vera Lúcia de Souza e Lima Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Química, Terminologia, Libras

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir acerca das questões que afetam o acesso do jovem surdo ao pensar científico e tecnológico e de como tais questões se relacionam à escassez de léxico terminológico em Língua Brasileira de Sinais, a Libras, bem como a carência de obras terminográficas bilíngues que contemplem a Língua Portuguesa e a Libras, seja nas áreas científica, tecnológica ou cultural. Nosso objetivo é criar e validar sinais termos para construção de um Glossário terminológico que contemple os materiais e procedimentos utilizados em um laboratório escolar de Química. Na metodologia ressaltamos a relevância da equipe para a criação do glossário, que é constituída por pesquisador, intérprete, professor pesquisador da área de Química e pesquisador da área de Estudos do Léxico. Os sinais-termo criados neste trabalho serão validados por meio de uma prática educativa realizada em um laboratório de ensino de Química

Downloads

Publicado

15-10-2023

Como Citar

Ribeiro Alvim, T., de Castro Teixeira, F., de Lima Goulart, G., & de Souza e Lima, V. L. (2023). Os Glossários Terminológicos em Química: : a tecnologia assistiva que garante acesso e permanência do estudante surdo . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/251

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.