Criação de sinais termos em Libras
Palavras-chave:
LIBRAS, TERMINOLOGIAResumo
O objetivo deste Minicurso, teórico e prático, será o de contribuir com produção terminológica bilíngue do par linguístico Libras e Língua Portuguesa. A oferta desse mini curso justifica-se pelos seguintes motivos: primeiro, a escassez dos sinais-termos em LIBRAS que dificulta a aprendizagem e comunicação dos surdos em todo o sistema escolar e, segundo, apresentar uma metodologia que oriente a produção terminológica nas disciplinas básicas, de acordo com a multidisciplinaridade do léxico terminológico. Os alunos surdos que ingressam na universidade não encontram sinais-termos das várias áreas dificultando também a atuação dos intérpretes. A transliteração usada durante o período de uma aula leva à improvisação não validada dos sinais. O estudante surdo, por diferenças em modalidades linguística, apresentam baixa proficiência em línguas orais o que dificulta sua apropriação dos conceitos dos termos e contextos de criação dos neologismos. Esse minicurso foca também na integração cultural entre os falantes das duas línguas. O minicurso, a Metodologia de Produção Terminológica do Sinal-Termo, será interativa e proporcionará aos participantes a compreensão na prática como se dá a criação e produção terminológica. Poderão inclusive sugerir a criação de sinais para termos na área de Química. Compreenderão a base linguística da formação de neologismos seja em línguas orais ou de sinais. Em uma breve história da educação dos surdos perceberão a urgência da produção terminológica para esta parcela da população, pois sem terminologia não existe ciência. Nós ouvintes, raramente percebemos o problema de escassez terminológica, pois os glossários em línguas orais encontram-se, historicamente, mais bem estruturados. O Minicurso contará com seguinte equipe: Doutoras em Estudos do Léxico, Mestrando Surdo, Mestrando Ouvinte, e Intérprete. Esperamos que o evento coloque intérpretes à disposição do minicurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.