Desafios e Perspectivas na Aplicação da Metodologia Dicumba no Contexto do Novo Ensino Médio

Autores

  • João Vitor Barbosa da Silva UFPR
  • Victor Matheus Dahmer UFPR
  • Helena da Rosa Galeski UFPR
  • Matheus Henrique de Lima UFPR
  • Everton Bedin UFPR

Palavras-chave:

Dicumba, Pibid/química, desafios

Resumo

Esse texto apresenta dificuldades relacionadas à aplicação da Metodologia DICUMBA em uma escola de Educação Básica, considerando as particularidades dos aplicadores (Pibidianos em química) e as características dos alunos da Educação Básica envolvidos. Essa pesquisa, de natureza básica e objetivo descritivo, delineada com abordagem qualitativa e procedimento participante, envolveu a colaboração de 58 estudantes do ensino médio de 2º e 3º anos da Educação Básica e 2 bolsistas do PIBID/Química de uma universidade federal do Paraná, no primeiro semestre do ano de 2023. Os resultados revelaram desafios na compreensão de temas, como jogos eletrônicos e cantores internacionais, destacando a importância de estratégias de apoio em sua implementação. A interação dos alunos e o desinteresse em relação à química foram pontos sensíveis. No entanto, a maioria dos alunos demonstrou engajamento moderado e alto na promoção da DICUMBA, indicando que a metodologia promove a interseção entre temas pessoais e conceitos de química.

 

Downloads

Publicado

19-10-2023

Como Citar

Silva, J. V. B. da, Dahmer, V. M. ., Galeski , H. da R. ., Lima, M. H. de ., & Bedin, E. (2023). Desafios e Perspectivas na Aplicação da Metodologia Dicumba no Contexto do Novo Ensino Médio. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/285

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.