Aspectos Pessoais e Sociais da Dicumba na Formação Docente em Química
Palavras-chave:
Dicumba, Formação Docente em Química, Análise Textual DiscursivaResumo
Este artigo apresenta as percepções de graduandos de Licenciatura em Química (LQ) sobre as influências e as implicações da Dicumba no contexto da formação didático-pedagógica. Para tanto, nessa pesquisa de natureza básica, objetivo descritivo, abordagem qualitativa e procedimento participante, utilizou-se um questionário, contendo 2 perguntas dissertativas, que foi enviado aos 29 LQ via WhatsApp. As respostas, corpus de análise, foram interpretadas por Análise Textual Discursiva. As sete categorias emergentes de forma indutiva abrangem aspectos pessoais e sociais do coletivo dos LQ. No pessoal, os LQ desenvolvem significados próprios dentro do campo da investigação e da organização do ambiente à Dicumba. No social, os LQ se vinculam aos saberes da profissão no sentido de (re)pensar e de (re)criar o ambiente pedagógico; logo, é interessante a Dicumba estar presente nos cursos de formação docente, seja para relacionar o conteúdo ao contexto do aluno ou para aprimorar as formas didático-pedagógicas de ensinar.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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