A construção do Problema Eficaz baseado nos Conteúdos de Aprendizagem:potencialidades e limitações

Autores

  • Thayse Geane Iglesias da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Prof. Dr. Everton Bedin Universidade Federal do Paraná
  • Pedro H. D. Bellardo Universidade Federal do Paraná
  • Arilson S. da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Débora L. Kurz Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

conteúdos de aprendizagem, formação inicial, problema eficaz.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a produção de um Problema Eficaz para uma Oficina Pedagógica à luz de conteúdos de aprendizagem (factual, conceitual, procedimental, atitudinal). A pesquisa é qualitativa do tipo documental e foi analisada utilizando os pressupostos da análise de conteúdo. O corpus da pesquisa foi composto pelas produções de licenciandos em química em sala de aula a partir de leituras e discussão sobre a temática. Para a análise, foram definidas quatro categorias a priori, baseadas nos conteúdos de aprendizagem. Como principais resultados, identificou-se uma variedade de temas de alta relevância na atualidade nas oficinas pedagógicas o que permite uma contextualização efetiva, porém uma tendência a contemplar os conteúdos factuais, com dificuldade de promover à reflexão crítica, o desenvolvimento de uma série de ações de forma dinâmica e a promoção de conceitos científicos. Considera-se que a elaboração desses problemas é complexa, sendo uma ferramenta na formação inicial docente para buscar dinâmicas a um ensino mais global na Educação Básica.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Iglesias da Silva, T. G., Bedin, E., Bellardo, P. ., Silva, A., & Kurz, D. (2023). A construção do Problema Eficaz baseado nos Conteúdos de Aprendizagem:potencialidades e limitações. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/218

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>