A construção do Problema Eficaz baseado nos Conteúdos de Aprendizagem:potencialidades e limitações
Palavras-chave:
conteúdos de aprendizagem, formação inicial, problema eficaz.Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a produção de um Problema Eficaz para uma Oficina Pedagógica à luz de conteúdos de aprendizagem (factual, conceitual, procedimental, atitudinal). A pesquisa é qualitativa do tipo documental e foi analisada utilizando os pressupostos da análise de conteúdo. O corpus da pesquisa foi composto pelas produções de licenciandos em química em sala de aula a partir de leituras e discussão sobre a temática. Para a análise, foram definidas quatro categorias a priori, baseadas nos conteúdos de aprendizagem. Como principais resultados, identificou-se uma variedade de temas de alta relevância na atualidade nas oficinas pedagógicas o que permite uma contextualização efetiva, porém uma tendência a contemplar os conteúdos factuais, com dificuldade de promover à reflexão crítica, o desenvolvimento de uma série de ações de forma dinâmica e a promoção de conceitos científicos. Considera-se que a elaboração desses problemas é complexa, sendo uma ferramenta na formação inicial docente para buscar dinâmicas a um ensino mais global na Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.