O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (CPC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Arilson Silva Universidade Federal do Paraná
  • Bedin Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Meroni

Palavras-chave:

CPC, Formação de Professores, Estado do Conhecimento

Resumo

O presente estudo refere-se a uma investigação em periódicos com relação à formação de professores e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), objetivando apresentar uma revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento em periódicos da área a partir de descritores pré-selecionados. O enfoque metodológico é descritivo, com abordagem quali-quantitativa, sendo a interpretação e a sistematização dos dados realizadas com base na Análise de Conteúdo. As revistas e os anais dos eventos, apresentaram 21 trabalhos voltados aos descritores utilizados nos últimos 5 anos (2015-2020) e/ou edições de eventos, as categorias formadas possibilitaram discutir os resultados para compreender o que cada pesquisa abordava. Para tanto, ao verificar o total de trabalhos publicados nos últimos 5 anos/edições, percebe-se que as revistas e anais de eventos apresentaram um baixo quantitativo de trabalhos voltados a temática em investigação, mas que contribuiu à construção de conhecimentos ao tocante a formação docente.

Biografia do Autor

Bedin, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências

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Publicado

15-09-2022

Como Citar

Silva, A., Bedin, E., & Meroni, G. (2022). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (CPC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/24

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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