Análise das Dificuldades Encontradas Durante a Aplicação da Metodologia Dicumba no PIBID/Química
Palavras-chave:
Pibid, Dicumba, DificuldadesResumo
Nesse trabalho se elucida e discute as principais dificuldades encontradas pelos professores de química em formação inicial na implementação da metodologia Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) na Educação Básica. Os dados foram construídos por meio de entrevistas com 10 professores de química em formação inicial participantes do subprojeto PIBID/Química/UFPR no primeiro semestre de 2023, período em que a promoção da Dicumba na Educação Básica também ocorreu. O objetivo dessa pesquisa é exploratório e, portanto, os dados, transcritos de forma empírica, foram analisados qualitativamente sob os pressupostos orientativos da Análise Textual Discursiva. Dentre as dificuldades encontradas, destacam-se elementos como já apresentados na literatura, como o embate cultural entre docentes e estudantes, e inéditos, como a falta de comprometimento dos estudantes, a repetição de temas numa mesma sala e a sobrecarga dos professores na correção das pesquisas. Todavia, entende-se que a ocorrência de dificuldades na aplicação de metodologias ativas é um fenômeno intrinsecamente natural e antecipado, merecendo investigação e documentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.