Investigando a metacognição e as suas implicações no contexto educacional: análise de habilidades cognitivas e autorregulatórias
Palavras-chave:
Metacognição, Ensino de Química, AprendizagemResumo
Este estudo tem como objetivo investigar as habilidades metacognitivas de estudantes de química do primeiro ano do Ensino Médio, com foco em conhecimento declarativo, condicional, procedimental e autorregulação. Deste modo, a partir de um questionário fundamentado no Inventário da Consciência Metacognitiva, foram constituídos e analisados dados para compreender a percepção de 37 estudantes sobre suas habilidades cognitivas e autorregulatórias. Neste contexto, os dados oriundos do questionário indicaram que a maioria dos estudantes tem compreensão sólida do conhecimento declarativo, também apresentando habilidades no conhecimento condicional e procedimental. No entanto, discrepâncias foram notadas em relação à autorreflexão e seleção de estratégias de estudo. Isso ressalta a importância de incorporar estratégias pedagógicas que fomentem o desenvolvimento da metacognição, incentivando autorreflexão, seleção estratégica e planejamento na estruturação e realização das atividades.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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