Investigando a metacognição e as suas implicações no contexto educacional: análise de habilidades cognitivas e autorregulatórias

Autores

  • Débora Kurz Universidade Luterana do Brasil
  • Everton Bedin
  • Rossano André Dal-Farra
  • Thayse Geane Iglesias da Silva
  • Pedro Henrique Dangui Bellardo
  • Arilson Silva da Silva

Palavras-chave:

Metacognição, Ensino de Química, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as habilidades metacognitivas de estudantes de química do primeiro ano do Ensino Médio, com foco em conhecimento declarativo, condicional, procedimental e autorregulação. Deste modo, a partir de um questionário fundamentado no Inventário da Consciência Metacognitiva, foram constituídos e analisados dados para compreender a percepção de 37 estudantes sobre suas habilidades cognitivas e autorregulatórias. Neste contexto, os dados oriundos do questionário indicaram que a maioria dos estudantes tem compreensão sólida do conhecimento declarativo, também apresentando habilidades no conhecimento condicional e procedimental. No entanto, discrepâncias foram notadas em relação à autorreflexão e seleção de estratégias de estudo. Isso ressalta a importância de incorporar estratégias pedagógicas que fomentem o desenvolvimento da metacognição, incentivando autorreflexão, seleção estratégica e planejamento na estruturação e realização das atividades.

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Publicado

11-10-2023

Como Citar

Kurz, D., Bedin, E. ., Dal-Farra, R. A., da Silva, T. G. I., Dangui Bellardo, P. H., & Silva da Silva, A. . (2023). Investigando a metacognição e as suas implicações no contexto educacional: análise de habilidades cognitivas e autorregulatórias . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/358

Edição

Seção

Trabalhos Completos