Animações em stop motion: as potencialidades do recurso para o ensino de Química

Autores

  • Débora Kurz ULBRA
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná
  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Química, Propriedades peri´ódicas', Stop Motion

Resumo

Este estudo, recorte de uma pesquisa de doutorado[1], objetiva relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática voltada à elaboração de animações em Stop Motion sobre o objeto de conhecimento “propriedades periódicas”. Para além da compreensão do objeto de conhecimento, busca-se analisar as potencialidades do recurso mencionado. Neste desenho, a pesquisa foi desenvolvida em duas turmas de 1° ano do Ensino Médio, envolvendo aproximadamente 40 estudantes do respectivo nível de ensino de um uma escola privada de Santa Cruz do Sul/RS. Nesse viés, por meio da participação ativa dos estudantes no desenvolvimento da animação, foi possível observar indicativos de um maior comprometimento deles na realização da atividade, bem como indícios a respeito da compreensão e de supostas lacunas de entendimento do objeto de conhecimento em discussão, possibilitando uma ação assertiva por parte do professor com a finalidade de mediar o processo de construção do conhecimento.

 

[1] Projeto de doutorado aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil. Certificado de Apresentação para a Apreciação Ética (CAAE): 53227221.3.0000.5349

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Publicado

17-09-2022

Como Citar

Kurz, D., Bedin, E. ., & Dal-Farra, R. A. (2022). Animações em stop motion: as potencialidades do recurso para o ensino de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/86

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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