Aspectos Pessoais e Sociais da Dicumba na Formação Docente em Química

Autores

  • Everton Bedin
  • Arilson Silva da Silva
  • Pedro Henrique Dangui Bellardo
  • Débora Luana Kurz
  • Thayse Geane Iglesias da Silva

Palavras-chave:

Dicumba, Formação Docente em Química, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este artigo apresenta as percepções de graduandos de Licenciatura em Química (LQ) sobre as influências e as implicações da Dicumba no contexto da formação didático-pedagógica. Para tanto, nessa pesquisa de natureza básica, objetivo descritivo, abordagem qualitativa e procedimento participante, utilizou-se um questionário, contendo 2 perguntas dissertativas, que foi enviado aos 29 LQ via WhatsApp. As respostas, corpus de análise, foram interpretadas por Análise Textual Discursiva. As sete categorias emergentes de forma indutiva abrangem aspectos pessoais e sociais do coletivo dos LQ. No pessoal, os LQ desenvolvem significados próprios dentro do campo da investigação e da organização do ambiente à Dicumba. No social, os LQ se vinculam aos saberes da profissão no sentido de (re)pensar e de (re)criar o ambiente pedagógico; logo, é interessante a Dicumba estar presente nos cursos de formação docente, seja para relacionar o conteúdo ao contexto do aluno ou para aprimorar as formas didático-pedagógicas de ensinar.

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Publicado

13-10-2023

Como Citar

Bedin, E., Silva, A. S. da, Bellardo, P. H. D., Kurz, D. L., & da Silva, T. G. I. . (2023). Aspectos Pessoais e Sociais da Dicumba na Formação Docente em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/216

Edição

Seção

Trabalhos Completos