Gincana uma estratégia promotora na integração formativa no Novo Ensino Médio sobre ambiente e sustentabilidade

Autores

  • Ana Paula Santellano de Oliveira UFRGS
  • Paulo Sergio Batista Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Roniere dos Santos Fenner Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS/Programa de Pós Graduação Educação em Ciências (PPGECi)/CAPES
  • Neila Seliane Pereira Witt Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS/Programa de Pós Graduação Educação em Ciências (PPGECi)/CAPES

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Integração

Resumo

O presente estudo tem como problemática elucidar como os professores da área da Ciências da Natureza (biologia, química e física) trabalham com uma gincana de caráter integrativo realizada no Novo Ensino Médio em uma escola estadual do município de São Leopoldo/RS. Na investigação empregou-se a metodologia qualitativa com caráter descritivo por meio da aplicação de um questionário eletronico enviado aos três professores que atuam nas disciplinas de Ciências da Natureza. A análise dos dados valeu-se da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Foram identificadas as maneiras como os docentes trabalham de modo a integrar as áreas do conhecimento por meio da gincana. Os resultados indicam a contribuição das ações integrativas das disciplinas durante a gincana, possibilitando o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem de conhecimentos voltados ao Meio ambiente e à Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

15-10-2023

Como Citar

Santellano de Oliveira, A. P., Batista, P. S., dos Santos Fenner, R. ., & Seliane Pereira Witt, N. (2023). Gincana uma estratégia promotora na integração formativa no Novo Ensino Médio sobre ambiente e sustentabilidade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/242

Edição

Seção

Trabalhos Completos