O EXPERIENCIAR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Ana Paula Santellano UFRGS
  • Neila Seliane Pereira Witt UFRGS
  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS

Palavras-chave:

Prática interdisciplinares; Ensino Médio; Ciências da Natureza

Resumo

O resumo propõe compartilhar considerações da pesquisa de doutoramento intitulada: “O experienciar de práticas interdisciplinares na docência em Ciências da Natureza”, nela tem sido investigada as experiências consideradas por professores das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) com o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Ensino Médio em duas escolas no Município de Osório/RS. Os resultados preliminares indicam elementos e possibilidades de se experenciar a interdisciplinaridade no âmbito escolar. A inserção da interdisciplinaridade nas práticas desenvolvidas pelos professores na escola aponta, por exemplo, a necessidade de práticas pedagógicas baseadas na construção de conhecimentos, por meio de uma relação dialógica e criativa, na qual o professor, como mediador possa ter um outro modo de pensar e ensinar. Para que essa transformação ocorra, de acordo com a fala dos participantes é necessário a colaboração das diferentes disciplinas, o que pode possibilitar outras interações e, de acordo com Fazenda (2011) a comunicação individual com base na reciprocidade e colaboração. A prática interdisciplinar envolve métodos/estratégias de ensino, em que o professor é um facilitador, mediador do processo ensino. A aprendizagem, estimula a vivência de situações semelhantes àquelas nas quais os estudantes encontram em seu cotidiano fora da vida escolar, no mercado de trabalho, sendo construída de forma coletiva com o grupo de professores e seus colegas. Segundo Hartmamm e Zimmermann (2007), as atividades pedagógicas que utilizam a interdisciplinaridade devem partir da interação entre os docentes. A interdisciplinaridade possibilita a articulação de diferentes conhecimentos de forma individual e também entre professores/alunos, por se tratar de uma temática que possibilita repensar o ensino e expandir as fronteiras do conhecimento.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Santellano, A. P., Seliane Pereira Witt, N., & dos Santos Fenner, R. . (2023). O EXPERIENCIAR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/213

Edição

Seção

Resumos