O EXPERIENCIAR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Palavras-chave:
Prática interdisciplinares; Ensino Médio; Ciências da NaturezaResumo
O resumo propõe compartilhar considerações da pesquisa de doutoramento intitulada: “O experienciar de práticas interdisciplinares na docência em Ciências da Natureza”, nela tem sido investigada as experiências consideradas por professores das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) com o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Ensino Médio em duas escolas no Município de Osório/RS. Os resultados preliminares indicam elementos e possibilidades de se experenciar a interdisciplinaridade no âmbito escolar. A inserção da interdisciplinaridade nas práticas desenvolvidas pelos professores na escola aponta, por exemplo, a necessidade de práticas pedagógicas baseadas na construção de conhecimentos, por meio de uma relação dialógica e criativa, na qual o professor, como mediador possa ter um outro modo de pensar e ensinar. Para que essa transformação ocorra, de acordo com a fala dos participantes é necessário a colaboração das diferentes disciplinas, o que pode possibilitar outras interações e, de acordo com Fazenda (2011) a comunicação individual com base na reciprocidade e colaboração. A prática interdisciplinar envolve métodos/estratégias de ensino, em que o professor é um facilitador, mediador do processo ensino. A aprendizagem, estimula a vivência de situações semelhantes àquelas nas quais os estudantes encontram em seu cotidiano fora da vida escolar, no mercado de trabalho, sendo construída de forma coletiva com o grupo de professores e seus colegas. Segundo Hartmamm e Zimmermann (2007), as atividades pedagógicas que utilizam a interdisciplinaridade devem partir da interação entre os docentes. A interdisciplinaridade possibilita a articulação de diferentes conhecimentos de forma individual e também entre professores/alunos, por se tratar de uma temática que possibilita repensar o ensino e expandir as fronteiras do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.