A abordagem do glúten e suas controvérsias sociocientíficas no ensino de Química: promovendo a tomada de decisão

Autores

  • ANELISE DE LUCA Instituto Federal Catarinense
  • Natacha Morais Piuco Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari
  • André Fachini de Souza Instituto Federal Catarinense- Campus Araquari

Palavras-chave:

Quimica, glúten, CSC

Resumo

Este resumo relata o desenvolvimento da intervenção pedagógica (IP) realizada no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química de forma remota, em uma turma do 3º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, na disciplina de Bioquímica, no ano de 2021. A temática explorada e discutida na IP teve como foco o estudo do glúten e as possíveis controvérsias sociocientíficas (CSC), advindas da sociedade para os entendimentos das proteínas como conteúdo conceitual. As CSC com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) atuam num processo de ressignificação dos saberes científicos escolares. Além de potencializar a participação dos estudantes nas aulas de Ciências, possibilita trabalhar as implicações sociais da ciência e da tecnologia (MARTÍNEZ, 2012). Para Duso e Hoffmann (2013) CSC são aquelas que surgem de inovações científico-tecnológicas que causam divergências na comunidade científica e na sociedade em geral; promovendo discussão entre duas ou mais partes e envolvem crenças e argumentações. Neste sentido, CSC relacionadas ao consumo do glúten tem propagado ideias que o consideram um “vilão” na alimentação saudável, sendo recomendado por alguns especialistas,  a sua total exclusão, até mesmo para aqueles que não são celíacos. Isto é algo preocupante e tem potencialidade para ser discutido em sala de aula ao interferir na saúde e consumo dos alimentos pelos estudantes.

A IP desenvolveu-se por meio de uma sequência didática (SD) de forma remota, devido a pandemia ocasionada pela COVID-19. Os procedimentos metodológicos que orientaram o planejamento e a execução da SD foram fundamentados nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002): problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento.

 

A SD ocorreu nos dias 17/06 e 25/06/2021, com 37 estudantes, sendo que 15 participaram das aulas síncronas e em média 32 entregaram as atividades assíncronas. Na primeira aula, abordou-se o glúten e suas controvérsias sociocientíficas, no desenvolvimento da SD privilegiou-se as seguintes atividades de forma síncrona: diagnóstico sobre análise de rótulos de alimentos; slides para ilustrar e sintetizar os conhecimentos científicos relacionados ao glúten, além do questionário envolvendo grau de concordância em proposições acerca do glúten na escala Likert e de forma assíncrona: confecção de um cartaz coletivo sobre glúten e  a elaboração de um vídeo sobre a produção de pão. Na segunda aula, questionou-se qual a concepção de proteínas dos estudantes;  abordou-se por meio de slides e imagens, os conhecimentos bioquímicos das proteínas e como atividade assíncrona abordagem das enzimas proteolíticas envolvendo experimentaç ão, textos de divulgação científica e  resolução de situação-problema.

Os dados coletados na IP foram discutidos e analisados a partir das categorias: rótulos/embalagens de alimentos; glúten e suas controvérsias sociocientíficas: posicionamentos dos estudantes; cartaz elaborado pelos estudantes sobre o glúten: comunicação e argumentação e os vídeos produzidos pelos estudantes sobre a produção de pão: a mobilização dos saberes populares. Os estudantes participaram ativamente lendo, interpretando e refletindo sobre as informações apresentadas nos rótulos/embalagens, se posicionaram frente às sentenças controversas sobre o glúten e na elaboração do cartaz exercitando a argumentação. Desenvolveram o protagonismo, a criatividade e habilidades comunicativas ao elaborar vídeos sobre a produção do pão, valorizando os saberes populares e relacionando com a temática do glúten. A abordagem de um tema tão próximo da realidade dos estudantes mobilizou os saberes populares, o conhecimento científico, e a discussão sobre as controvérsias sociocientíficas, possibilitando um novo olhar para a prática docente.

Biografia do Autor

Natacha Morais Piuco, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Licenciada em Química  - IFC

André Fachini de Souza, Instituto Federal Catarinense- Campus Araquari

Professor doutor em Bioquímica do Curso de Licenciatura em Química IFC Araquari

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

DE LUCA, A., Morais Piuco, N., & Fachini de Souza, A. L. . (2022). A abordagem do glúten e suas controvérsias sociocientíficas no ensino de Química: promovendo a tomada de decisão. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/161

Edição

Seção

Resumos