Iniciação Científica na Escola
desafios enfrentados durante a pandemia
Palavras-chave:
Iniciação Científica, Escola Básica, Investigação.Resumo
Com a pandemia de Covid-19, o fechamento das escolas impactou consideravelmente na educação. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir os desafios da implementação remota, durante a pandemia, de um projeto de promoção de práticas investigativas na escola, do Programa Ciência na Escola (CNPq). Pressupondo-se que o interesse pela Ciência e a iniciação científica (IC) na escola passam pela alfabetização científica durante a escolarização, organizou-se grupos de IC com estudantes de escolas públicas de Santa Catarina. Os estudantes desenvolveram projetos de IC com temas de interesse e relevantes para suas comunidades. Dentre os desafios enfrentados destacam-se a dificuldade da orientação remota, o abandono de alguns estudantes por terem que trabalhar e a dificuldade com o método científico. Um total de seis estudantes concluíram as atividades e relataram os resultados na forma de um artigo científico, oferecendo a possibilidade de mobilizar o saber pensar, a elaboração e a argumentação com autonomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.