A compreensão de símbolos químicos por estudantes ingressantes no ensino superior

Autores

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense
  • André Luis Fachini de Souza Instituto Federal Catarinense- Campus Araquari

Palavras-chave:

compreensão, simbologia química, aprendizagem

Resumo

Este trabalho objetiva relatar uma atividade diagnóstica que investigou a compreensão de símbolos da linguagem química por estudantes ingressantes em um curso de Medicina Veterinária, na disciplina de Bioquímica. Trata-se de um estudo realizado com uma amostra de 17 estudantes de uma turma de ingressantes no curso de Medicina Veterinária de uma instituição de ensino superior federal da região Sul do Brasil. A coleta de dados foi efetuada por meio de um formulário de sondagem aplicado na disciplina de Bioquímica, onde foi solicitado para descreverem o que entendiam ser, no contexto da química, o significado de alguns símbolos. A análise dos resultados deste trabalho revelou que muitos elementos da simbologia da linguagem química não são devidamente compreendidos pelos estudantes que ingressam no ensino superior, o que pode impactar consideravelmente no entendimento e progresso em disciplinas que utilizam a química, como Bioquímica, que envolve, além de conceitos e símbolos da química, conceitos de biologia e servem como base para conhecimentos aplicados na área da Medicina Veterinária.

Biografia do Autor

André Luis Fachini de Souza, Instituto Federal Catarinense- Campus Araquari

Professor EBTT Instituto Federal Catarinense- Campus Araquari

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Grünfeld de Luca, A. ., & Souza, A. L. F. de . (2023). A compreensão de símbolos químicos por estudantes ingressantes no ensino superior. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/319

Edição

Seção

Resumos