A compreensão de símbolos químicos por estudantes ingressantes no ensino superior
Palavras-chave:
compreensão, simbologia química, aprendizagemResumo
Este trabalho objetiva relatar uma atividade diagnóstica que investigou a compreensão de símbolos da linguagem química por estudantes ingressantes em um curso de Medicina Veterinária, na disciplina de Bioquímica. Trata-se de um estudo realizado com uma amostra de 17 estudantes de uma turma de ingressantes no curso de Medicina Veterinária de uma instituição de ensino superior federal da região Sul do Brasil. A coleta de dados foi efetuada por meio de um formulário de sondagem aplicado na disciplina de Bioquímica, onde foi solicitado para descreverem o que entendiam ser, no contexto da química, o significado de alguns símbolos. A análise dos resultados deste trabalho revelou que muitos elementos da simbologia da linguagem química não são devidamente compreendidos pelos estudantes que ingressam no ensino superior, o que pode impactar consideravelmente no entendimento e progresso em disciplinas que utilizam a química, como Bioquímica, que envolve, além de conceitos e símbolos da química, conceitos de biologia e servem como base para conhecimentos aplicados na área da Medicina Veterinária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.