TDAH e AH/SD:

indicativos da escola e possíveis desdobramento para o ensino de química.

Autores

  • Rodrigo Will Feder Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Lúcia Loreto Lacerda Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari
  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari
  • Ana Cristina Quintanilha Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari

Palavras-chave:

Escola, Inclusão, Química.

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo realizado no componente curricular Educação Inclusiva do Curso de Licenciatura em Química. O objetivo principal foi analisar o Plano Político Pedagógico (PPP) de três escolas de Educação Básica de uma cidade localizada na região norte catarinense, buscando correlacionar os conceitos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com possíveis atendimentos e práticas docentes de inclusão presentes nos contextos escolares investigados. E após aplicação de questionário composto por 19 perguntas abertas, com o intuito de entender como as escolas viabilizam ações especificas para os estudantes com diagnóstico de TDAH e AH/SD. Assim conclui-se que a pesquisa pode auxiliar na elaboração de práticas docentes mais eficientes para o ensino de química, principalmente a estudantes diagnosticados com estes transtornos, visando o olhar crítico como processo de melhoria na educação inclusiva nas escolas.

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Will Feder, R., Loreto Lacerda, L. ., Grünfeld de Luca, A., & Quintanilha, A. C. (2023). TDAH e AH/SD: : indicativos da escola e possíveis desdobramento para o ensino de química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/326

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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