Desenho Universal para a Aprendizagem na produção de recursos alternativos para o Ensino de Química
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Recursos, Ensino de QuímicaResumo
Este minicurso tem como proposta abordar questões referentes à inclusão escolar no Ensino de Química através das discussões relacionadas ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Sendo esta uma abordagem pautada no objetivo de se oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente das suas características físicas, sociais, culturais, econômicas e intelectuais, a partir da flexibilidade nos objetivos, métodos, materiais e avaliações, tendo em vista essa diversidade que compõe o âmbito educacional. Com base nisso, temos como objetivo para esta atividade introduzir as discussões sobre o DUA, seus princípios, diretrizes e pontos de verificação, acentuando suas possibilidades de colaboração para inclusão, especialmente, no contexto do Ensino de Química. Além do mais, pretendemos discorrer a respeito dessa inclusão, no sentido de diferenciar a oferta de acesso, a uma aprendizagem que por lei deveria ser comum a todos, da participação efetiva neste processo. Afinal, é perceptível que o que conhecemos por escola comum, não raras vezes, é comum apenas para indivíduos que compõem características semelhantes à maioria, ou seja, sem deficiência ou déficit que possam exigir mudanças nos currículos e organização do espaço e atividades escolares. A partir dessas discussões, interações e possíveis dinâmicas neste contexto, nos propusemos a instigar o grande grupo a pensar e produzir recursos didáticos alternativos para o ensino e aprendizagem de química, que levem em conta os princípios do DUA e o objetivo de transformar escolas comuns em espaços inclusivos. Sendo assim, em resumo, os assuntos que serão discutidos no minicurso serão: Desenho Universal para a Aprendizagem, inclusão, público apoiado pela educação especial, produção e utilização de recursos alternativos para o Ensino de Química. Com essa proposta esperamos contribuir para a disseminação da abordagem do DUA no país e para a formação de professores com um olhar atento às possibilidades e potencialidades no campo da química e, sobretudo, a diversidade e acessibilidade nos diversos espaços sociais.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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