Uma breve reflexão sobre um Livro Didático histórico da Química e seu modelo tradicional

Autores

  • Vitória Schiavon da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Santos Pastoriza
  • Fernanda Karolaine Dutra da Silva

Palavras-chave:

Ensino, História, Epistemologia

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar algumas discussões acerca da utilização de um livro histórico empregado para o Ensino de Química, intitulado "Nociones de Química" (1882). A utilização do Livro Didático está relacionada com a trajetória histórica das instituições escolares e, de forma mais abrangente, com o desenvolvimento das políticas educacionais. A escolha do livro se justifica devido à maneira como são abordados os conteúdos químicos no LD, destacando características específicas dos materiais do século XIX. Neste sentido, livros antigos, históricos ou mesmo raros, podem ser recursos significativos para a compreensão da natureza dos conceitos e do ensino da Química contemporânea. Portanto, é essencial uma análise mais detalhada e específica dos livros publicados em diferentes períodos históricos, para a compreensão da constituição dos livros atuais.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

Schiavon da Silva, V., dos Santos Pastoriza , B., & Dutra da Silva, F. K. . (2023). Uma breve reflexão sobre um Livro Didático histórico da Química e seu modelo tradicional. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/383

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.