Cianotipia
interconectando história da ciência, arte e ensino
Palavras-chave:
Química, Arte, ExperimentaçãoResumo
A história da ciência constitui-se um espaço privilegiado de discussão sobre como o conhecimento científico foi sendo construído considerando a historiografia, epistemologia e ciência e sociedade. No que tange a história das mulheres na ciência, “estudos baseados em dados sobre atividades de mulheres nos diversos campos científicos vêm se desenvolvendo cada vez mais intensamente (Trindade; Beltran: Tonetto, 2023, p. 9). No entanto, “não é preciso nenhum esforço para se verificar o quanto vivemos numa civilização que ainda tem uma conotação predominantemente masculina” (Chassot, 2019, p. 74). A cianotipia é uma técnica de impressão fotográfica que foi amplamente conhecida devido aos trabalhos de Anna Atkins, botânica e fotógrafa britânica, que publicou o primeiro livro ilustrado da história, escrito à mão e contendo centenas de registros de diferentes algas, utilizando a técnica da cianotipia. O uso dessa técnica proporciona a contextualização conceitual das reações de oxirredução e possibilidades de promover a interdisciplinaridade (química, física, biologia), além de favorecer a interconexão entre arte e história da ciência. Neste contexto, o presente minicurso pretende partir de uma abordagem da história da ciência, discutir as mulheres na ciência, especificamente os trabalhos de Anna Atkins. Construir os cianótipos utilizando folhas de plantas e imagens diversas. Contextualizar conceitualmente as reações oxirredução presentes na cianotipia. Discutir estratégias didáticas que viabilizem a interconexão entre arte, química, física e biologia como forma de propiciar o ensino e aprendizagem para estudantes da Educação Básica. Os procedimentos metodológicos serão fundamentados nos Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento (Delizoicov; Angotti; Pernambuco, 2018), abordagem da história da ciência conforme (Beltran; Saito; Trindade, 2014) e a técnica da cianotipia considerando a experimentação investigativa Souza et al. (2013). Acreditamos que a participação ativa de licenciandos e professores da educação básica neste minicurso instrumentalize-os em suas práticas docentes, favorecendo ensino e aprendizagem e a formação inicial e continuada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.