Práticas Investigativas e Dialogadas entre a Química e a Biologia para a sala de aula
o movimento de planejar com Textos de Divulgação Científica
Palavras-chave:
planejamento, textos, ciênciaResumo
O fazer pedagógico em sala de aula necessita de planejamento efetivo tanto das estratégias didáticas quanto da avaliação que favoreçam a tarefa de ensinar e promovam a aprendizagem dos estudantes. Nesse movimento de pensar e planejar o currículo em ação uma das alternativas para viabilizar atividades de ensino e experiências de aprendizagem é a utilização de livros paradidáticos e/ou diferentes gêneros textuais de divulgação científica, que podem assumir o papel de contextualização, de aprofundamento, de elaboração de situações problemas e até mesmo de encantamento pelos conteúdos conceituais. Este minicurso possibilitará práticas investigativas e dialogadas, a partir do capítulo 2 do livro: “O último suspiro de César: a história épica do ar à nossa volta”, no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências, em particular da Química e da Biologia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada pretende-se: propor estratégias de leitura e de escrita problematizando situações de ensino novas e abertas; sugerir atividades experimentais relacionadas ao tema; apresentar propostas para abordar episódios da história da ciência na interface com o ensino; promover o exercício de criar atitudes capazes de enfrentar a aprendizagem como um problema a ser resolvido. Ao elaborá-la, visou-se compartilhar com os participantes experiências de práticas pedagógicas consideradas significativas no ensino escolar das áreas já citadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.