Práticas Investigativas e Dialogadas entre a Química e a Biologia para a sala de aula

o movimento de planejar com Textos de Divulgação Científica

Autores

  • ANELISE DE LUCA Instituto Federal Catarinense
  • SANDRA APARECIDA DOS SANTOS Centro Universitário para o desenvolvimento do Alto vale do Itajaí

Palavras-chave:

planejamento, textos, ciência

Resumo

O fazer pedagógico em sala de aula necessita de planejamento efetivo tanto das estratégias didáticas quanto da avaliação que favoreçam a tarefa de ensinar e promovam a aprendizagem dos estudantes. Nesse movimento de pensar e planejar o currículo em ação uma das alternativas para viabilizar atividades de ensino e experiências de aprendizagem é a utilização de livros paradidáticos e/ou diferentes gêneros textuais de divulgação científica, que podem assumir o papel de contextualização, de aprofundamento, de elaboração de situações problemas e até mesmo de encantamento pelos conteúdos conceituais. Este minicurso possibilitará práticas investigativas e dialogadas, a partir do capítulo 2 do livro: “O último suspiro de César: a história épica do ar à nossa volta”, no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências, em particular da Química e da Biologia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada pretende-se: propor estratégias de leitura e de escrita problematizando situações de ensino novas e abertas; sugerir atividades experimentais relacionadas ao tema; apresentar propostas para abordar episódios da história da ciência na interface com o ensino; promover o exercício de criar atitudes capazes de enfrentar a aprendizagem como um problema a ser resolvido. Ao elaborá-la, visou-se compartilhar com os participantes experiências de práticas pedagógicas consideradas significativas no ensino escolar das áreas já citadas.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Como Citar

DE LUCA, A., & DOS SANTOS, S. A. . (2022). Práticas Investigativas e Dialogadas entre a Química e a Biologia para a sala de aula: o movimento de planejar com Textos de Divulgação Científica . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/9

Edição

Seção

Mini-Cursos