O legado de Thomas Kuhn e a Desconstrução do Paradigma Objetivista da Ciência

Autores

  • Sabrina Nunes Ribas Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Unipampa
  • André Luís Silva da Silva Unipampa

Palavras-chave:

Positivismo, Ciência Moderna., Paradigma. Ensino de Ciências

Resumo

O desenvolvimento da Ciência sofreu grandes transformações ao longo da História. Por um longo tempo acreditava-se que as coisas já estavam prontas e os problemas resolvidos por meio dos métodos experimentais e científicos, e que o mais importante era conhecer os fenômenos e suas relações existentes, e não entender suas causas. A Ciência hoje conhecida como “Moderna” teve sua base nas ideias positivistas de Comte, que defendia a objetividade. Thomas Kuhn, epistemólogo norte-americano, surgiu como um “divisor de águas” na Ciência teórica, com ideias totalmente contraditórias ao que já se tinha como “certo” e “definitivo”. Segundo ele, a Ciência não é linear e as grandes descobertas científicas ocorrem após um período que ele denominou de “crise”. O presente trabalho, construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, apresenta dados teóricos sobre a biografia de Thomas Kuhn e tece uma breve síntese de suas teorias, visando demonstrar contribuições para o Ensino de Ciências.

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Nunes Ribas, S., Elisângela Jappe Goi, M. ., & Luís Silva da Silva, A. . (2023). O legado de Thomas Kuhn e a Desconstrução do Paradigma Objetivista da Ciência. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/331

Edição

Seção

Trabalhos Completos