A noção de “conceito” no Ensino de Química: considerações a partir da proposta Keith Taber

Autores

  • Vitória Schiavon da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Thais Ruas Viegas
  • Bruno dos Santos Pastoriza

Palavras-chave:

Ensino de Química, significação, definição

Resumo

Compreende-se que a definição de o que é um “conceito” é relativa, em vista da universalidade subjetiva que se traduz como a comunicabilidade deste signo linguístico, abrangendo uma diversidade de significados. Pode-se dizer que o termo “conceito” não pode ser considerado um nome ou uma simples palavra, já que uma mesma palavra pode ser atribuída para designar conceitos diferentes, assim como palavras diferentes podem designar o mesmo conceito. Este trabalho se constitui como um ensaio que tem por objetivo contextualizar a relevância do tema para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma breve reflexão do referencial teórico presente neste campo de estudo, principalmente as concepções de Keith Taber (2019), mobilizado pela inserção das autoras em suas pesquisas de dissertação de mestrado. Disso, evidencia-se a importância de refletir e discutir sobre o conceito no Ensino de Química, buscando incentivar o raciocínio atento com a finalidade da significação promovendo pensamento e argumentações críticas.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Schiavon da Silva, V., Ruas Viegas , T. ., & dos Santos Pastoriza, B. . (2022). A noção de “conceito” no Ensino de Química: considerações a partir da proposta Keith Taber . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/200

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