Um olhar para inclusão escolar através do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

Autores

  • Eduarda Vieira de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Jardim Dias da Piedade
  • Bruno dos Santos Pastoriza

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, Ensino de Química

Resumo

Considerando os desafios de se ensinar química e ciência para alunos com deficiência, bem como a necessidade de se pensar ferramentas e recursos inclusivos para a escola comum, o presente trabalho se constitui de um estudo teórico a respeito dos princípios e organização do Desenho Universal para a Aprendizagem, uma abordagem que procura viabilizar o acesso a educação a todas as pessoas. A partir do qual busca-se refletir e discutir a sua importância para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de turmas heterogêneas, trazendo como exemplo a Tabela Periódica Adaptada, um recurso pensado e produzido por licenciandos em química e que devido a sua organização pode facilmente se encaixar nos propósitos no DUA e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de química e ciências.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Vieira de Souza, E., Jardim Dias da Piedade, F. ., & dos Santos Pastoriza, B. . (2022). Um olhar para inclusão escolar através do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/185

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)