O DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA DIGITAL E FÍSICA ACESSÍVEL PARA ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, LIBRAS, Tabela Periódica, Recurso digitalResumo
A partir da Lei n. 10.436 de 2002 e do Decreto n. 5.626 de 2005, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como um meio legal de comunicação no Brasil. Ambos os documentos legais reafirmam o acesso à comunicação, à informação e à educação das pessoas surdas. Até o momento do início deste projeto, não havia uma tabela periódica completa em Libras em formato digital e físico de amplo acesso. Embora os sinais para os elementos químicos e para algumas terminologias da área já existam, e tenham ampla divulgação, a utilização de uma tabela em Libras com a mesma organização apresentada nas tabelas periódicas para alunos ouvintes ainda não haviam sido desenvolvida para acesso gratuito. Este trabalho buscou desenvolver e produzir este material na forma física e digital, afim de tornar o ensino e a aprendizagem um processo mais inclusivo e de fácil acesso para os alunos usuários de Libras das escolas de nosso país. Compreendendo que a educação de surdos não se limita apenas à Libras como língua de instrução, utilizou-se da Pedagogia Visual, atrelada à Libras, como um recurso didático para apresentar a simbologia da tabela periódica e sua importância na alfabetização científica nas áreas afins como ciências e química para alunos surdos, aplicando este material para estudantes de todos os anos do ensino médio de uma turma da escola para surdos na cidade de Santa Maria/RS, a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser, de forma investigativa, afim de compreender a dinâmica do ensino da organização dos elementos na Tabela Periódica.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.