O DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA DIGITAL E FÍSICA ACESSÍVEL PARA ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS

Autores

  • Cássia Delgado Universidade Federal de Santa Maria
  • Raisa de Matos Elsner Universidade Federal de Santa Maria
  • Douglas Fronzza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, LIBRAS, Tabela Periódica, Recurso digital

Resumo

A partir da Lei n. 10.436 de 2002 e do Decreto n. 5.626 de 2005, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como um meio legal de comunicação no Brasil. Ambos os documentos legais reafirmam o acesso à comunicação, à informação e à educação das pessoas surdas. Até o momento do início deste projeto, não havia uma tabela periódica completa em Libras em formato digital e físico de amplo acesso. Embora os sinais para os elementos químicos e para algumas terminologias da área já existam, e tenham ampla divulgação, a utilização de uma tabela em Libras com a mesma organização apresentada nas tabelas periódicas para alunos ouvintes ainda não haviam sido desenvolvida para acesso gratuito. Este trabalho buscou desenvolver e produzir este material na forma física e digital, afim de tornar o ensino e a aprendizagem um processo mais inclusivo e de fácil acesso para os alunos usuários de Libras das escolas de nosso país. Compreendendo que a educação de surdos não se limita apenas à Libras como língua de instrução, utilizou-se da Pedagogia Visual, atrelada à Libras, como um recurso didático para apresentar a simbologia da tabela periódica e sua importância na alfabetização científica nas áreas afins como ciências e química para alunos surdos, aplicando este material para estudantes de todos os anos do ensino médio de uma turma da escola para surdos na cidade de Santa Maria/RS, a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser, de forma investigativa, afim de compreender a dinâmica do ensino da organização dos elementos na Tabela Periódica.

Biografia do Autor

Cássia Delgado, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Maria em 2015; Mestre em Química- área de concentração Inorgânica, pela Universidade Federal de Santa Maria em 2018; Doutoranda em Biologia - área de concentração em Bioquímica Toxicológica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduanda de Química Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. Áreas de pesquisa: Estudos in sílico de fármacos aprovados pelo FDA para triagens e testes enzimáticos.

Raisa de Matos Elsner, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (2020). Possui Certificação de Proficiência (PROLIBRAS) na tradução e interpretação de Libras/Português (2008) e Certificação de Proficiência (PROLIBRAS) no uso e no ensino de Libras (2013). Integrante do GIPES - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (CNPq/UFRGS), e do Grupo de Pesquisa DEC - Diferença, Educação e Cultura (CNPq/UFSM). Atualmente é professora assistente na UFSM, no Departamento de Educação Especial. Tem experiência na área da tradução e interpretação de Libras/Português e no ensino de Libras como segunda língua, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, educação bilíngue e formação de professores.

Douglas Fronzza, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Pereira Delgado, C., Elsner , R. de M., & Riva Fronzza, D. L. (2023). O DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA DIGITAL E FÍSICA ACESSÍVEL PARA ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/299

Edição

Seção

Trabalhos Completos