Absorventes descartáveis versus coletores menstruais em um júri simulado

Autores

  • Nátali Antunes Alves Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandra Pereira Freire
  • Jamily dos Anjos
  • Andressa Bento
  • Fábio André Sangiogo

Palavras-chave:

Menstruação, júri simulado, ciência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade planejada e desenvolvida em duas turmas de uma escola pública estadual, por professoras de Química em formação inicial. A proposta de ensino, com base na metodologia de júri simulado, apresenta uma problemática a respeito do uso de absorventes descartáveis e/ou de coletores menstruais, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o impacto dos absorventes menstruais descartáveis, bem como normalizar a discussão sobre menstruação junto a estudantes da escola. A partir dos diálogos e das reações das turmas, evidenciamos que estas compreenderam o porquê da discussão, compreendendo alguns dos aspectos sociais e ambientais, relacionados ao problema envolvendo o júri simulado. Ainda, como professoras em formação, foi possível nos sentirmos mais próximas à profissão que escolhemos, exercendo o papel de contribuir à formação de cidadãos mais críticos.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

Antunes Alves, N., Pereira Freire, A., dos Anjos, J. ., Bento, A. ., & André Sangiogo, F. . (2023). Absorventes descartáveis versus coletores menstruais em um júri simulado. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/259

Edição

Seção

Trabalhos Completos