Experimentação Investigativa no Ensino Superior de Química Envolvendo Óleos Essenciais

Autores

  • Charlene Barbosa de Paula Universidade Federal de Pelotas
  • Tavane da Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Ensino Superior, Óleos essenciais

Resumo

A experimentação no Ensino Superior de Química, envolvendo óleos essenciais, permite abordar temas relevantes da química e atraído indivíduos de diversas áreas, como da indústria, da farmácia, da química sintética e da analítica. Nesse viés, o presente estudo contempla uma pesquisa exploratória com o objetivo apresentar aspectos relativos à experimentação no Ensino Superior de cursos de Química, através de um estudo sobre o tema dos óleos essenciais, ao considerar suas características químicas e da aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta envolvendo atividade experimental investigativa permite a criação de hipóteses, discussões e reflexões, que apresentam potencialidades tanto para os processos de ensino e aprendizagem, quanto para despertar o interesse de estudos e pesquisas que possibilitam a formação de um sujeito mais crítico e ativo na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Barbosa de Paula, C., da Silva Rodrigues, T. ., & André Sangiogo, F. (2023). Experimentação Investigativa no Ensino Superior de Química Envolvendo Óleos Essenciais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/254

Edição

Seção

Trabalhos Completos