Óleos essenciais como tema para o ensino de Química Orgânica
uma experiência de professores em formação
Palavras-chave:
Óleos essenciais, Formação docente, Ensino de QuímicaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino desenvolvida por professores de Química em formação inicial que, posteriormente, fora desenvolvido em duas turmas de Química do 3º ano, em uma escola estadual da cidade de Pelotas. A atividade envolve o estudo do tema dos óleos essenciais, por meio de uma atividade experimental envolvendo cromatografia em papel, ao mesmo tempo que busca fazer relações com elementos da história e natureza da Ciência, no ensino de funções orgânicas. O material didático e as aulas desenvolvidas demonstraram ter potencial para contribuir com discussões que relacionam a natureza da ciência, dos processos de produção de conhecimentos científicos e a sua relação com o tema dos óleos essenciais, articulado ao ensino de funções orgânicas ao trabalhar com uma analogia dos óleos essenciais com as canetas hidrocor, em uma atividade experimental de cromatografia em papel, para entender questões associadas à composição e algumas das suas propriedades químicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.