Óleos essenciais como tema para o ensino de Química Orgânica

uma experiência de professores em formação

Autores

  • Andressa Soares Bento Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Blank Holz Universidade Federal de Pelotas
  • Paola dos Santos Hellwig Universidade Federal de Pelotas
  • Ricardo Hellwig Bartz
  • Fábio André Sangiogo

Palavras-chave:

Óleos essenciais, Formação docente, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino desenvolvida por professores de Química em formação inicial que, posteriormente, fora desenvolvido em duas turmas de Química do 3º ano, em uma escola estadual da cidade de Pelotas. A atividade envolve o estudo do tema dos óleos essenciais, por meio de uma atividade experimental envolvendo cromatografia em papel, ao mesmo tempo que busca fazer relações com elementos da história e natureza da Ciência, no ensino de funções orgânicas. O material didático e as aulas desenvolvidas demonstraram ter potencial para contribuir com discussões que relacionam a natureza da ciência, dos processos de produção de conhecimentos científicos e a sua relação com o tema dos óleos essenciais, articulado ao ensino de funções orgânicas ao trabalhar com uma analogia dos óleos essenciais com as canetas hidrocor, em uma atividade experimental de cromatografia em papel, para entender questões associadas à composição e algumas das suas propriedades químicas.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Soares Bento, A., Blank Holz, J., dos Santos Hellwig, P., Hellwig Bartz, R., & André Sangiogo, F. (2023). Óleos essenciais como tema para o ensino de Química Orgânica: uma experiência de professores em formação. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/253

Edição

Seção

Trabalhos Completos