O Pensamento Sistêmico em Abordagens de Ensino de Química Geral do Ensino Superior

Autores

  • Tavane da Silva Rodrigues UFPEL
  • Charlene Barbosa de Paula ufpel
  • F´´abio André Sangiogo ufpel

Palavras-chave:

Pensamento de Sistemas, Ensino de Química, Bacharelado,Licenciatura em Química

Resumo

O pensamento sistêmico surge como uma abordagem ao contexto do ensino de química, tanto no nível básico como superior, para superar perspectivas tradicionais e reducionistas que focam na abordagem, apenas, de conteúdos a serem memorizados e aplicados mecanicamente em avaliações, com pouca ou nenhuma conexão com questões sociais ou da realidade de cada estudante. diante do exposto, o presente trabalho busca explicitar algumas possibilidades do uso da abordagem do pensamento sistêmico na disciplina de química Geral no Ensino Superior. O estudo tem características de pesquisa bibliográfica de uma edição especial da Journal of Chemical Education. Com a apresentação dos artigos selecionados podemos evidenciar que o Pensamento Sistêmico pode contribuir em propostas de ensino e/ou no currículo de cursos de Química, contribuindo na avaliação e na aprendizagem de estudantes sobre algum conteúdo ou tema estudado.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

da Silva Rodrigues, T., Barbosa de Paula, C. ., & André Sangiogo, F. . (2023). O Pensamento Sistêmico em Abordagens de Ensino de Química Geral do Ensino Superior . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/247

Edição

Seção

Trabalhos Completos