Integrando Metodologia Ativa com a História da Ciência

Inovação na abordagem da Tabela Periódica

Autores

  • Jamily da Silva dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandra Pereira Freire Universidade Federal de Pelotas
  • Jailson de Sousa Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Paola Bork Abib Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Adriane Fary Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Aprendizagem, inovação, Tabela Periódica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar o planejamento e o desenvolvimento de uma atividade, de caráter inovador, para o ensino da Tabela Periódica.  Desenvolvida por bolsistas do PIBID, a ação foi realizada em quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio. Para a atividade foram desenvolvidos, pelos pibidianos, cubos de papel representando os elementos químicos e suas propriedades químicas. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas serviu de inspiração para o desenvolvimento das aulas, em que um problema fictício foi apresentado. Cada turma recebeu um conjunto de cubos e desenvolveu uma proposta diferente para organizá-los, tendo em vista que a metodologia utilizada necessitou da autonomia e criatividade dos estudantes. Ao final, foi discutida a história da construção da Tabela Periódica. A abordagem se mostrou inovadora no sentido de que os estudantes demonstraram compreender a importância da Tabela Periódica não apenas como instrumento de consulta, mas também, reconhecer aspectos  lógicos e históricos que envolvem a sua construção. 

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

da Silva dos Anjos, J., Pereira Freire, A., de Sousa Júnior, J. ., Bork Abib, P., & Fary, B. A. (2023). Integrando Metodologia Ativa com a História da Ciência: Inovação na abordagem da Tabela Periódica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/374

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)