Integrando Metodologia Ativa com a História da Ciência
Inovação na abordagem da Tabela Periódica
Palavras-chave:
Aprendizagem, inovação, Tabela PeriódicaResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar o planejamento e o desenvolvimento de uma atividade, de caráter inovador, para o ensino da Tabela Periódica. Desenvolvida por bolsistas do PIBID, a ação foi realizada em quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio. Para a atividade foram desenvolvidos, pelos pibidianos, cubos de papel representando os elementos químicos e suas propriedades químicas. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas serviu de inspiração para o desenvolvimento das aulas, em que um problema fictício foi apresentado. Cada turma recebeu um conjunto de cubos e desenvolveu uma proposta diferente para organizá-los, tendo em vista que a metodologia utilizada necessitou da autonomia e criatividade dos estudantes. Ao final, foi discutida a história da construção da Tabela Periódica. A abordagem se mostrou inovadora no sentido de que os estudantes demonstraram compreender a importância da Tabela Periódica não apenas como instrumento de consulta, mas também, reconhecer aspectos lógicos e históricos que envolvem a sua construção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.