Primeiras impressões de uma licencianda em química no estágio de observação em uma escola pública estadual

Autores

  • Ana Luiza Figueiredo de Borba Instituto Federal Catarinense
  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari

Palavras-chave:

Estágio, Observação, Licenciatura em Química

Resumo

O estágio é um momento em que a teoria e a práticas são integradas. Nos cursos de licenciaturas o estágio é muitas vezes o primeiro momento em que o licenciando tem contato com o contexto educacional, não na posição de educando, mas de futuro professor. Ao longo de um mês e meio foi realizado o estágio de observação em uma escola pública estadual bem equipada, em turmas de química do primeiro ano do ensino regular e segundo ano da trilha de aprofundamento em ciências da natureza (Eureka). Foi percebido desinteresse no aprendizado por parte dos estudantes, conteúdos trabalhados de forma descontextualizada e falta de tempo para os professores trabalharem todos os conteúdos do currículo, tendo em vista a carga horária da disciplina de química. O estágio de observação foi uma experiência enriquecedora para conhecer os interesses dos estudantes, além do contexto da educação do estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Anelise Grünfeld de Luca, Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari

Possui graduação em Curso de Ciências Licenciatura de 1º Grau pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Curso de Ciências Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Curso de Mestrado Em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde ( UFSM - FURG) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari/SC, nas disciplinas: Metodologia do Ensino de Química, Didática das Ciências, História e Epistemologia da Química, Estágio Supervisionado. Também docente do curso de Pós Graduação em Educação Matemática (parceria IFC/ Instituto Canoa e Universidade de Stanford/ Califórnia. Representante da região Sul do Instituto Despertando Vocação Licenciatura (IDVL). Associada a ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e a SBEnQ (Sociedade Brasileira de Ensino de Química). Tem experiência e pesquisa na área do Ensino de Ciências/ Ensino de Química e História da Ciência. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discurso da Docência. Coordenadora de um Projeto no Programa Ciência na Escola intitulado: "Promoção de práticas investigativas na escola: valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência" fomentado pelo CNPq. Coordenadora do PIBID - subprojeto Química (edital 2018 e 2020). Membro da comissão organizadora do evento SECEC Simpósio Catarinense em Educação em Ciência.

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Publicado

01-11-2023

Como Citar

Figueiredo de Borba, A. L., & Grünfeld de Luca, A. (2023). Primeiras impressões de uma licencianda em química no estágio de observação em uma escola pública estadual. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/344

Edição

Seção

Resumos