Registros das vivências de um estágio no ensino de Química
escola, docência e interações humanas
Palavras-chave:
formação docente, trabalho docente, estágioResumo
Apresenta-se uma investigação qualitativa exploratória sobre o estágio docente realizado por uma estudante de Licenciatura em Química. Adotou-se o relatório de estágio produzido pela discente como única fonte de dados, que foram interpretados via análise de conteúdo. Os resultados apontam que: foram realizadas atividades sobre Termoquímica (incluindo construção de mapa conceitual; momentos de aula expositiva; uso de reportagens; resolução de problemas e estudo de caso); emergiram relatos sobre o período de observação do campo de estágio e das interações ocorridas durante a regência de classe desenvolvida. O relatório consultado mostrou-se como efetiva fonte de descrições ricas e reflexões construídas pela professora em formação, indicando a constituição de aprendizagens consistentes sobre: as tensões que surgem nas relações estabelecidas com os discentes, a responsabilidade profissional diante da classe e o desenvolvimento qualificado do que foi planejado para as aulas de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.