Registros das vivências de um estágio no ensino de Química

escola, docência e interações humanas

Autores

  • Fernanda Bianca Hesse UFRGS
  • Carlos Ventura Fonseca

Palavras-chave:

formação docente, trabalho docente, estágio

Resumo

Apresenta-se uma investigação qualitativa exploratória sobre o estágio docente realizado por uma estudante de Licenciatura em Química. Adotou-se o relatório de estágio produzido pela discente como única fonte de dados, que foram interpretados via análise de conteúdo. Os resultados apontam que: foram realizadas atividades sobre Termoquímica (incluindo construção de mapa conceitual; momentos de aula expositiva; uso de reportagens; resolução de problemas e estudo de caso); emergiram relatos sobre o período de observação do campo de estágio e das interações ocorridas durante a regência de classe desenvolvida. O relatório consultado mostrou-se como efetiva fonte de descrições ricas e reflexões construídas pela professora em formação, indicando a constituição de aprendizagens consistentes sobre: as tensões que surgem nas relações estabelecidas com os discentes, a responsabilidade profissional diante da classe e o desenvolvimento qualificado do que foi planejado para as aulas de Química.  

Downloads

Publicado

16-09-2022

Como Citar

Hesse, F. B., & Fonseca, C. V. (2022). Registros das vivências de um estágio no ensino de Química: escola, docência e interações humanas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/145

Edição

Seção

Trabalhos Completos