A leitura de TDC na abordagem do Alcoolismo no Ensino Fundamental
análise de um Diário de Formação
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Reflexão, DocênciaResumo
O presente trabalho está embasado nas experiências vividas no Estágio Curricular Supervisionado: Pesquisa no Ensino de Ciências. A temática da prática foi o alcoolismo, com atenção para a promoção da saúde. Neste trabalho abordamos principalmente a primeira aula na qual utilizamos a prática da leitura de um Texto de Divulgação Científica (TDC). As vivências foram registradas em Diário de Formação, o qual, foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados foram elaborados a partir da análise qualitativa das escritas do Diário de Formação. Foi possível identificar a importância do planejamento do professor ao utilizar Textos de Divulgação Científica, bem como, a necessidade do professor auxiliar o diálogo sobre o texto e o cuidado com a linguagem científica. Todo esse movimento de elaboração, planejamento, realização da prática e posterior análise possibilitaram pela via da pesquisa a ressignificação da prática docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.