A leitura de TDC na abordagem do Alcoolismo no Ensino Fundamental

análise de um Diário de Formação

Autores

  • Manoela Lorentzen Harms Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Silveira Ferrera

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Reflexão, Docência

Resumo

O presente trabalho está embasado nas experiências vividas no Estágio Curricular Supervisionado: Pesquisa no Ensino de Ciências. A temática da prática foi o alcoolismo, com atenção para a promoção da saúde. Neste trabalho abordamos principalmente a primeira aula na qual utilizamos a prática da leitura de um Texto de Divulgação Científica (TDC). As vivências foram registradas em Diário de Formação, o qual, foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados foram elaborados a partir da análise qualitativa das escritas do Diário de Formação.  Foi possível identificar a importância do planejamento do professor ao utilizar Textos de Divulgação Científica, bem como, a necessidade do professor auxiliar o diálogo sobre o texto e o cuidado com a linguagem científica. Todo esse movimento de elaboração, planejamento, realização da prática e posterior análise possibilitaram pela via da pesquisa a ressignificação da prática docente.

Downloads

Publicado

14-10-2023

Como Citar

Lorentzen Harms, M., Scherer Wenzel, J., & Silveira Ferrera, T. (2023). A leitura de TDC na abordagem do Alcoolismo no Ensino Fundamental: análise de um Diário de Formação . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/267

Edição

Seção

Trabalhos Completos