A Prática de Leitura Interativa vivenciada num Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica
Palavras-chave:
Estratégias de Leitura, Formação de Professores, Grupo de EstudosResumo
A presente pesquisa tem como temática a prática de leitura de Textos de Divulgação científica (TDC) num grupo de estudos e objetivou compreender quais as estratégias de leitura que estão sendo vivenciadas nesse grupo e qual a importância que os participantes atribuem para elas. Para tanto realizamos um questionário online, o qual foi aplicado com os participantes do grupo. Para o presente trabalho buscamos compreender mais sobre a trajetória dos participantes do grupo com foco para as estratégias de leitura vivenciadas e para tanto, analisamos as respostas dadas para a pergunta: “No grupo vivenciamos diferentes metodologias de diálogo, de estudos sobre os textos, da sua experiência no grupo tem alguma que gostaria de destacar?” Tivemos um total de 16 respostas para essa pergunta, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergiu uma categoria final: Compreensões acerca da Prática da Leitura Interativa de TDC como modo de Ensino. O metatexto elaborado aponta que as diferentes estratégias de leitura possibilitaram a formação de um professor que compreende a prática da leitura pelo uso de diferentes instrumentos/estratégias num movimento mediado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.